Baianos do Jammil encerram projeto Verão Coca-Cola em Salvador
14:38
Postado por Midiculty
No próximo domingo, dia 29/01, encerra-se a etapa soteropolitana do Verão Coca-Cola/ 2012. Uma série de atividades esportivas e culturais movimentou as praias da cidade nos últimos finais de semana e não será diferente neste último dia. O show de encerramento do projeto será de ninguém menos que a banda baiana Jammil. O humorista Renato Piaba também foi escalado e sobe ao palco montado na praia de Armação.
O portal de notícias iBahia divulgou programação do último dia (Veja clicando aqui) que terá início por volta das 8h da manhã.
Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.
Acesse: http://www.ibahia.com/veraococacola/
Matéria sobre campanha contra desvio de conduta policial
14:58
Postado por Midiculty
Sei que nosso objetivo aqui é falar sobre cultura. Mas essa matéria de Vera Araújo publicada no jornal O Globo do dia 07/01/2012 precisa ser compartilhada. Como não podemos reproduzir o texto, segue um trecho do texto extraído do site do jornal carioca e o link para leitura da matéria na íntegra.
PM espalha cartazes para combater desvios de conduta de policiais
RIO - A imagem é forte: um policial militar preso, com as mãos para trás e algemadas. Do outro lado das grades, a família assiste à cena de cabeça baixa. A Polícia Militar começou na sexta-feira a espalhar cartazes pelos 39 quartéis da corporação do estado, com essa foto e a pergunta: "Você quer ser herói ou vergonha de sua família?". Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, a finalidade da mensagem é justamente mexer com os brios dos PMs.
— Eu pedi o apoio da Assinap (Associação dos Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros), com o objetivo de ajudar a transformar a mentalidade de policiais que tenham a tendência de se envolver em desvios de conduta. Esta é uma campanha educativa e principalmente de prevenção. É uma imagem forte, mas é necessário mostrá-la — disse o comandante.
Leia aqui a matéria completa no site de O Globo.
Marcelo Serrado, o equivocado
06:06
Postado por Midiculty
Por Alexandre Vidal Porto
Na década de 1920, a cidade de Berlim conheceu um dos períodos mais tolerantes da história em relação à homossexualidade.
Casais do mesmo sexo eram tratados com respeito, e a cultura homossexual era aceita sem constrangimentos. Essa situação propícia se manteve até a emergência de Adolf Hitler, que mandou dezenas de milhares de homossexuais para campos de extermínio, todos com um triângulo rosa no peito.
No Brasil, ocorre situação análoga. Lentamente, a conquista pela igualdade de tratamento para os homossexuais avança. Mas a luta é inglória. Quando se pensa que os avanços estão consolidados, surge um Silas Malafaia, um Jair Bolsonaro ou um Ives Gandra Martins para lembrar que a questão está longe de ser resolvida.
O último nessa linhagem de homofóbicos é o ator Marcelo Serrado, que interpreta o personagem homossexual Crô, na novela “Fina Estampa”. Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, publicada na edição do último domingo deste jornal (“Arrasa, bii!”), Serrado expôs seu preconceito abertamente ao declarar que não gostaria de que a sua filha de sete anos visse um beijo gay na televisão.
Em sua conta no Twitter, o ator negou que fosse preconceituoso. Como se não querer que uma criança assista a um beijo gay nada tivesse de discriminatório. Exatamente como a senhora que diz que não é racista, mas que preferiria que a filha não se casasse com um negro.
A maneira como Serrado educa a sua filha é problema dele. Não se condena o teor de suas declarações preconceituosas, porque a homofobia ainda não é crime no Brasil.
O condenável em sua atitude é a negação do óbvio. Ele tem o direito de educar a sua filha como quiser, mas não pode enganar a população tentando descaracterizar a natureza do seu preconceito. Ou seja, Serrado é um homofóbico no armário. Precisa sair dele.
Serrado terá alcançado o auge da sua fama às custas da ridicularização dos homossexuais. Para ele, explorar a homofobia da sociedade brasileira deu certo. Para a Rede Globo, também, porque os índices de audiência da novela são altos. É triste, porém, que uma emissora de televisão preste tal desserviço à consolidação da cidadania.
A imagem desrespeitosa que a televisão brasileira difunde dos homossexuais pode dar lucro às emissoras e aos atores. No entanto, causa prejuízo ao Brasil como um todo, porque solapa os esforços do governo e da sociedade no combate ao ódio e à intolerância.
A caricatura homossexual que Aguinaldo Silva compôs e que Marcelo Serrado se presta a interpretar, por exemplo, levará anos para ser desmantelada no imaginário da nação. Produzirá discriminação e gerará violência.
Em defesa da novela, poder-se-ia falar em liberdade de criação artística. No ataque, porém, é necessário recordar a noção de responsabilidade social, que as redes de televisão têm o dever de preservar.
Homossexuais caricatos sempre existiram. Não temos de negá-los. Pergunto-me, no entanto, em que novela ou reality show estarão os homossexuais comuns, que têm relações estáveis, acordam cedo para ir trabalhar e levam uma vida convencional. Eles também existem. São muitos. Pagam impostos e exigem respeito.
Ah, e beijam-se também, Marcelo Serrado, como qualquer ser humano normal. Querer ocultar esse fato de sua filha ou de quem quer que seja constitui homofobia, quer você queira, quer não.
Alexandre Vidal Porto, 46, mestre em direito pela Universidade Harvard, é diplomata e escritor
Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 13/01/2012
Gaby Amarantos "chega pra abalar"
03:24
Postado por Midiculty
Gaby Amarantos em foto de Vinícius Pereira |
"Saia vermelha camisa preta, chegou pra abalar!"
Nem é assim, com esse luck básico, que Gaby Amarantos chega a nossas vistas. O visual referido de saia e camisa é de Xirley Marques, personagem incorporada por Gaby em seu hit "Xirley". A música faz parte do álbum da cantora a ser lançado ainda em 2012. E seu visual tecnologicamente sensual não chama mais atenção que o talento da cantora. Gaby Amarantos invadiu com seu tecnobrega os principais programas de TV do Brasil, espalhou seu som por rádios de todo o país, e coloriu os jornais brasileiros, chegando a ser igualada, por seus talentos vocais e capacidade de entreter a nomes como Beyoncé e Ivete Sangalo. Aliás, Gaby já vive sob o título de "Beyoncè do Pará".
Destaque constante nas páginas de jornais de todo o país, mas especialmente no sudeste, a cantora vai conquistando seu espaço. No último dia 11 de janeiro, Gaby teve seu álbum de estréia apontado como um dos mais esperados para este ano pelo jornal Folha de São Paulo. A matéria revela alguns detalhes do empreendimento como gravação ao da banda vivo e participação de Fernanda Takai (Patu Fu). Segundo texto de Thales de Menezes e Marcus Preto, o álbum de Gaby "embala o som da periferia paraense com papel e laço de fita para ouvidos urbanos". Depois disso, o negócio agora é aguardar e ver Amarantos "chegar pra abalar".
Conheça mais sobre Gaby:
Visite o site oficial da estrela da música paraense em: http://gabyamarantos.com/ - no site dá pra baixar o sucesso "Xirley" e outros hits da cantora.
Confira aqui a apresentação de Gaby com as bandas Garotas Suecas e Banda Uó no VMB 2011.
Postagens e Megashows de 2012
16:24
Postado por Midiculty
Adele - Foto: Divulgação |
NÃO! O blog não foi abandonado! Gostariamos de pedir desculpas pelo sumiço temporário e avisar que estamos de volta com todo o gás! Aliás, FELIZ ANO NOVO!!!
2011 vai deixar saudades, mas 2012 promete ser muito melhor - pelo menos é o que desejamos!
Nesse primeiro post do ano, em referência aos grandes shows internacionais que rolaram em território nacional, gostaríamos de trazer uma lista publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, no dia 29/12/2011, com os possíveis shows a serem realizados em terras brasileiras neste novo ano.
Confira!
Abril - Foo Fighters e Arctic Monkeys
Maio - Noel Gallangher (Oasis)
Junho - Adele
Setembro - The Vaccines
Novembro - Jay-Z
Entre julho e setembro - Lady Gaga
Segundo semestre - Arcade Fire
Fora a lista de FSP, comenta-se ainda a volta da cantora Madonna ao Brasil prevista para o segundo semestre de 2012.
Será mesmo que rola isso tudo? Tomara que apareçam ainda mais shows. Falta apenas que os produtores percebam que Brasil não é somente Rio, São Paulo e Florianópolis.