Ministério da Saúde e o Truque da Galinha Morta

Video da campanha contra HIV para o Carnaval 2012 produzido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais é retirado de circulação a pedido do próprio Ministério da Saúde

E mais uma vez o Governo Federal gera polêmica em torno de material em prol das pessoas LGBT. Desta vez, não é com o Ministério da Educação, mas com o Ministério da Saúde. Tudo isso porque o Ministério retirou do ar, misteriosamente, um video da campanha em combate ao vírus HIV, para o Carnaval 2012, produzido pelo próprio Ministério através do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

No video, um rapaz recebe um bilhetinho de outro jovem. Depois de alguns carinhos, surge o ponto principal da campanha: "Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha".
Não tem nada de obceno no vídeo e muito menos que degrina a família brasileira. A militancia LGBT brasileira encara esta ação como censura.

Assista o video:



Quando procurado, (07/02/2012) o Ministério comunicou que "A campanha de aids está passando por ajustes técnicos, os filmes estão sendo legendados para proporcionar acessibilidade para os deficientes visuais. Em breve, a campanha será lançada em rede nacional de televisão".

O engraçado é que, dias depois, foi anunciado pela assessoria do Ministério que "O vídeo não foi vetado, já estava no planejamento que ele iria para ambientes fechados. Acabou indo para o site do Departamento de AIDS por equívoco". Será?

Contra Homofobia

Mas como nem só de galinhas mortas se faz uma polêmica, alguns governos estaduais, como o do Rio de Janeiro, lançam suas campanhas contra o HIV. Porém, no caso do Rio de Janeiro, o Governo foi mais longe. Eles lançaram uma campanha contra homofobia para 2012 através do programa Rio Sem Homofobia, e acertaram em cheio. São quatro cartazes diferentes um estampando um homem, outro, uma travesti, em outro, uma mulher e outro com os três personagens juntos. Os cartazes carregam a inscrição: "Por trás da fantasia, todo mundo é igual".




Fica o recado ao Governo Federal, para que aprenda como é que se trata as pessoas, com DIGNIDADE!

Seguem abaixo dois links de matérias produzidas pelo portal MixBrasil sobre o assunto.

http://mixbrasil.uol.com.br/pride/politica/pressao-faz-ministerio-da-saude-retirar-do-ar-campanha-sobre-camisinha-para-gays-do-carnaval.html

http://mixbrasil.uol.com.br/pride/politica/ministerio-da-saude-censura-campanha-gay-diz-militancia.html

GENES CRUÉIS: Misturas impossíveis

Crédito da imagem: Zé Ricardo Oliveira

TED ESTÚPIDO: Greve é só boato

Crédito Imagem: Zé Ricardo Oliveira