Bahia tem seu I Festival de Ilustração
04:44
Postado por Midiculty
Numa realização do grupo Movimento Contínuo e apoiado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, acontece nos próximos dias 27/11 a 01/12, o I Festival de Ilustração e Literatura da Bahia. Repleto de oficinas que propõem desde como ilustrar um livro e roteirizar quadrinhos a discussões sobre imagem e palavra (veja grade completa AQUI!) o primeiro festival deste gênero realizado na capital baiana pretende promover um grande intercâmbio com artista de todos os cantos do país.
As inscrições para as oficinas continuam, porém algumas já foram encerradas. Ainda há vagas para oficinas livro brincando em Braile, livro coletivo (confecção artesanal coletiva), cartneirismo (material reciclado), colagem e oficina de quadrinhos (para jovens de 9 a 16 anos). As inscrições podem ser feitas através do SITE. Entre os profissionais envolvidos estão Fernando Vilela, Elizete Lisboa e Odilon Moraes, entre outros. A relação dos selecionados para participar das oficinas será divulgado no dia 12 de novembro.
EXPOSIÇÃO COLETIVA
Está prevista na programação do Festival a Exposição Coletiva de Ilustrações. A mostra acontece entre os dias 27/11 a 01/12 e tem como tema o conto "A História das Cores" na versão recontada pelo Sub Comandante Marcos no livro "EZLN-Documentos e Comunicados". O conto e a ficha de inscrição estão disponíveis ni site do festival (www.ilustrafestival.com.br). A participação é livre e as 30 ilustrações selecionadas ficaram expostas na Biblioteca Pública dos Barris e, em seguida, circularão por diversas cidades do interior da Bahia. O prazo para inscrições é o dia 04/11 e os selecionados serão divulgado também no dia 12/11.
Google encanta relembrando os cartoons de Winsor McCay
04:45
Postado por Midiculty
Em 15 de outubro de 1905,
New York American e New York Herald apresentavam pela primeira vez em suas páginas a tira "Little Nemo in Slumberland”. Esse trabalho, que se extendeu até abril de 1913, apresentava semanalmente ao mundo um dos maiores nomes dos quadrinhos da história, Winsor McCay.
Hoje, completando 107 anos desta tira, o Google presenteia seus usuários apresentando a animação "Little Nemo in Google-Land", baseada na obra de McCay. Importante lembrar, que ele foi um dos primeiros a utilizar as técnicas de animação, tipo de trabalho que influenciou outro mestre do ramo, Walt Disney. Foi justo por ser um dos precursores da animação que se destacou e passou a ser considerado um dos mais importantes profissionais desta área.
Nascido em 26 de setembro de 1867, McCay destacou-se como cartunista, porém, se lançou em outros desafios, como a animação. Seu aclamado trabalho, “Gertie the Dinosaur” marcou a époco e foi considerado uma das mais importantes animações já feitas. McCay faleceu aos 66 anos.
Conheça mais um pouco os trabalhos de McCay:
Little Nemo in Slumberland - 1911.
Gertie the Dinosaur - 1914
Little Nemo in Slumberland -
produção Japonesa de 1989, de Masami Hata baseada na obra de McCay.
Assinar:
Postagens (Atom)