As belezas naturais de Salvador já foram representadas através das mais diversas formas de arte. Da literatura de Jorge Amado e passando pelas músicas de Caymmi, uma bela cidade era descrita e junto a ela, um povo de grandes qualidades, fatores esses que há anos chamam atenção de turistas e dos próprios soteropolitanos. Atualmente uma outra característica tem chamado atenção de quem anda pelas ruas da cidade - O LIXO.

A sujeira já está sendo naturalizada na paisagem da cidade. Salvador está cada vez mais suja e o que antes só era visto em bairros periféricos, já está pode ser visto por toda a cidade. Quando o assunto é lixo não existe diferença entre bairro de pobre e bairro de rico. Da Cidade Baixa ao Centro, do bairro das Sete Portas ao Garcia, encontramos depósitos de lixo improvisados que só crescem diariamente. Nenhum canto escapa mais!

No bairro da Ribeira, reverenciado por suas praias e pelo conhecido sorvete, somente nas ruas principais, podemos encontrar mais de dez (10!!!) pequenos depósitos de lixo. Em períodos de chuva a situação agrava ainda mais porque o lixo não recolhido bóia e "navega" sem rumo pelas águas pluviais até encontrar um bueiro (isso existe???) e se acomodar - as precárias bocas de lobo entopem e agravam ainda mais a questão dos alagamentos que são comuns em vários pontos dessa parte da cidade.

"Eles estão fazendo operação tartaruga" - revela uma moradora que não quis se identificar, se referindo aos funcionários da Limpurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Salvador. Ainda segundo a moradora, esta ação acontece devido à tentativa frustrada dos funcionários na obtenção de um aumento salarial. Tentamos contato com a assessoria da Limpurb, via telefone, mas sem sucesso.

Os moradores se queixam não somente da coleta, mas da falta de varredores. É possível, nas ruas de alguns bairros, encontrar ainda os santinhos do segundo turno - fora as placas esquecidas pelos candidatos penduradas em paredes e jogadas em canteiros de grandes avenidas como a Tancredo Neves, na altura de um conhecido restaurante de refeições rápidas.

Vamos acreditar que nos próximos dias essa situação será resolvida, enquanto isso, cabe à população zelar para que este quadro não mais se agrave.

**Vejam alguns comentários de usuários do Facebook sobre a coleta de lixo nos bairros onde moram ou trabalham em Salvador:

Morador Fazenda Grande: "Aqui na rua as vezes nem dá pra passar de tanto lixo!!!!!! (Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro!!!!!)"

Moradora do Costa Azul/ trabalha na Barra: NA BARRA!!!! TÁ UMA LIXARIA HORROROSAAAAAAAAAA!!! (mas no costa azul é blz...)"

Moradora da Vila Laura: "Aki nem tem deposito.kkk"