Análise da cobertura dos jornais baianos sobre a votação do STF à união civil dos homossexuais

Zé Ricardo Oliveira


Resumo: Análise que busca compreender como os jornais baianos A Tarde, Correio e Tribuna da Bahia, noticiaram, em sua versão impressa, a votação pelo Supremo Tribunal Federal, da lei sobre a união estável entre pessoas do mesmo sexo, realizada entre os dias 04 e 05 de maio de 2011. Foram analisadas as edições dos dias 06 e 07 de maio de 2011.
Palavras-chave: união homoafetiva, homossexuais, união civil, lei, votação.


Introdução
Não é de hoje que os homossexuais reivindicam por seus direitos. Dos EUA em Stonewall ao Brasil com a aprovação da união civil de pessoas do mesmo sexo, entre diversos outros marcos conquistados pelo movimento estão, por exemplo, a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais, em abril de 1974, num referendo interno promovido pela Associação Americana de Psiquiatria,  aprovado com 58% dos votos, o direito ao nome social em hospitais adquirido para as travestis e transexuais.

Uma grande luta haveria ainda de ser travada durante anos, sendo o movimento apoiado por uma série de instituições que defendem os direitos humanos e também esbarrado numa muralha construída por algumas outras representações políticas e religiosas. Mas a prova da coerência prol humanismo e da necessidade de assistência legal à minoria homossexual é  que, aos poucos, vão surgindo mais conquistas garantindo a integridade tanto jurídica, ao que se refere aos direitos como cidadão, assegurados pela Constituição, quanto pela integridade física, ponto focado atualmente pelo movimento.

Para acessar ao artigo completo clique aqui!