Politicamente Correta - Artigo - UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL e a cobertura dos jornais baianos sobre votação no STF



Análise da cobertura dos jornais baianos sobre a votação do STF à união civil dos homossexuais

Zé Ricardo Oliveira


Resumo: Análise que busca compreender como os jornais baianos A Tarde, Correio e Tribuna da Bahia, noticiaram, em sua versão impressa, a votação pelo Supremo Tribunal Federal, da lei sobre a união estável entre pessoas do mesmo sexo, realizada entre os dias 04 e 05 de maio de 2011. Foram analisadas as edições dos dias 06 e 07 de maio de 2011.
Palavras-chave: união homoafetiva, homossexuais, união civil, lei, votação.


Introdução
Não é de hoje que os homossexuais reivindicam por seus direitos. Dos EUA em Stonewall ao Brasil com a aprovação da união civil de pessoas do mesmo sexo, entre diversos outros marcos conquistados pelo movimento estão, por exemplo, a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais, em abril de 1974, num referendo interno promovido pela Associação Americana de Psiquiatria,  aprovado com 58% dos votos, o direito ao nome social em hospitais adquirido para as travestis e transexuais.

Uma grande luta haveria ainda de ser travada durante anos, sendo o movimento apoiado por uma série de instituições que defendem os direitos humanos e também esbarrado numa muralha construída por algumas outras representações políticas e religiosas. Mas a prova da coerência prol humanismo e da necessidade de assistência legal à minoria homossexual é  que, aos poucos, vão surgindo mais conquistas garantindo a integridade tanto jurídica, ao que se refere aos direitos como cidadão, assegurados pela Constituição, quanto pela integridade física, ponto focado atualmente pelo movimento.

Para acessar ao artigo completo clique aqui!

Homossexuais brasileiros lutam pela igualdade


Após aprovação de união civil entre pessoas do mesmo sexo, homossexuais continuam luta por seus direitos.

Zé Ricardo Oliveira

Junho/2011

Após manifestações de alguns grupos religiosos e políticos, e até de parlamentares, contra a união civil de pessoas do mesmo sexo, foram aprovadas com dez votos a zero, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277, com objetivo de declarar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, e a A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132. Dos 11 ministros um alegou não poder votar por ter se envolvido com o projeto quando advogado. As ações apresentadas pelo governo do Rio de Janeiro, representado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), a outra, pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, foram levadas a julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 04 de maio último.

Direitos Civis dos Homossexuais

Zé Ricardo Oliveira

Abril/ 2011

As polêmicas declarações do Deputado Federal Jair Bolsonaro, sobre negros e homossexuais, levantaram uma série de inquietações na sociedade brasileira. O parlamentar expôs abertamente sua opinião sobre estes dois grupos sociais, no programa CQC (Custe o que Custar), em resposta a perguntas realizadas pelo público. Quando perguntado sobre o que faria se tivesse um filho gay, respondeu: “isso nem passa pela minha cabeça, porque tiveram uma boa educação. Fui um pai presente, então não corro esse risco”. Ele foi questionado ainda se participaria de um desfile gay, caso fosse convidado. Em sua declaração respondeu que não iria por não participar da promoção dos maus costumes. Logo em seguida, quando perguntado sobre por que é contra a Lei de Cotas, respondeu que “perante a Lei, somos todos iguais”.

É importante lembrar que durante a campanha de divulgação dos vídeos anti-homofobia produzidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), em conjunto com o MEC, o deputado levantou sua voz contra a divulgação destes vídeos nas escolas. Em um discurso na Camara Federal, acusou o governo de criar uma versão LGBT do programa Bolsa-Família e ainda de divulgar filmes pornográficos incentivando o “homossexualismo” para as crianças nas escolas. Ele promoveu ainda o uso de agressão física a fim de “consertar homossexuais adolescentes” e tem se movimentado nas esferas sociais em boicote à Lei a ser votada para igualdade dos direitos civis para pessoas do mesmo sexo.

Leia a matéria na íntegra.

Midiculty Boca Suja - Lixo em Salvador

As belezas naturais de Salvador já foram representadas através das mais diversas formas de arte. Da literatura de Jorge Amado e passando pelas músicas de Caymmi, uma bela cidade era descrita e junto a ela, um povo de grandes qualidades, fatores esses que há anos chamam atenção de turistas e dos próprios soteropolitanos. Atualmente uma outra característica tem chamado atenção de quem anda pelas ruas da cidade - O LIXO.

A sujeira já está sendo naturalizada na paisagem da cidade. Salvador está cada vez mais suja e o que antes só era visto em bairros periféricos, já está pode ser visto por toda a cidade. Quando o assunto é lixo não existe diferença entre bairro de pobre e bairro de rico. Da Cidade Baixa ao Centro, do bairro das Sete Portas ao Garcia, encontramos depósitos de lixo improvisados que só crescem diariamente. Nenhum canto escapa mais!

No bairro da Ribeira, reverenciado por suas praias e pelo conhecido sorvete, somente nas ruas principais, podemos encontrar mais de dez (10!!!) pequenos depósitos de lixo. Em períodos de chuva a situação agrava ainda mais porque o lixo não recolhido bóia e "navega" sem rumo pelas águas pluviais até encontrar um bueiro (isso existe???) e se acomodar - as precárias bocas de lobo entopem e agravam ainda mais a questão dos alagamentos que são comuns em vários pontos dessa parte da cidade.

"Eles estão fazendo operação tartaruga" - revela uma moradora que não quis se identificar, se referindo aos funcionários da Limpurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Salvador. Ainda segundo a moradora, esta ação acontece devido à tentativa frustrada dos funcionários na obtenção de um aumento salarial. Tentamos contato com a assessoria da Limpurb, via telefone, mas sem sucesso.

Os moradores se queixam não somente da coleta, mas da falta de varredores. É possível, nas ruas de alguns bairros, encontrar ainda os santinhos do segundo turno - fora as placas esquecidas pelos candidatos penduradas em paredes e jogadas em canteiros de grandes avenidas como a Tancredo Neves, na altura de um conhecido restaurante de refeições rápidas.

Vamos acreditar que nos próximos dias essa situação será resolvida, enquanto isso, cabe à população zelar para que este quadro não mais se agrave.

**Vejam alguns comentários de usuários do Facebook sobre a coleta de lixo nos bairros onde moram ou trabalham em Salvador:

Morador Fazenda Grande: "Aqui na rua as vezes nem dá pra passar de tanto lixo!!!!!! (Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro!!!!!)"

Moradora do Costa Azul/ trabalha na Barra: NA BARRA!!!! TÁ UMA LIXARIA HORROROSAAAAAAAAAA!!! (mas no costa azul é blz...)"

Moradora da Vila Laura: "Aki nem tem deposito.kkk"




Bahia tem seu I Festival de Ilustração

Numa realização do grupo Movimento Contínuo e apoiado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, acontece nos próximos dias 27/11 a 01/12, o I Festival de Ilustração e Literatura da Bahia. Repleto de oficinas que propõem desde como ilustrar um livro e roteirizar quadrinhos a discussões sobre imagem e palavra (veja grade completa AQUI!) o primeiro festival deste gênero realizado na capital baiana pretende promover um grande intercâmbio com artista de todos os cantos do país.

As inscrições para as oficinas continuam, porém algumas já foram encerradas. Ainda há vagas para oficinas livro brincando em Braile, livro coletivo (confecção artesanal coletiva), cartneirismo (material reciclado), colagem e oficina de quadrinhos (para jovens de 9 a 16 anos). As inscrições podem ser feitas através do SITE. Entre os profissionais envolvidos estão  Fernando Vilela, Elizete Lisboa e Odilon Moraes, entre outros. A relação dos selecionados para participar das oficinas será divulgado no dia 12 de novembro.

EXPOSIÇÃO COLETIVA

Está prevista na programação do Festival a Exposição Coletiva de Ilustrações. A mostra acontece entre os dias 27/11 a 01/12 e tem como tema o conto "A História das Cores" na versão recontada pelo Sub Comandante Marcos no livro "EZLN-Documentos e Comunicados". O conto e a ficha de inscrição estão disponíveis ni site do festival (www.ilustrafestival.com.br). A participação é livre e as 30 ilustrações selecionadas ficaram expostas na Biblioteca Pública dos Barris e, em seguida, circularão por diversas cidades do interior da Bahia. O prazo para inscrições é o dia 04/11 e os selecionados serão divulgado também no dia 12/11.

Google encanta relembrando os cartoons de Winsor McCay


Em 15 de outubro de 1905,  New York AmericanNew York Herald apresentavam pela primeira vez em suas páginas a tira "Little Nemo in Slumberland”. Esse trabalho, que se extendeu até abril de 1913, apresentava semanalmente ao mundo um dos maiores nomes dos quadrinhos da história,  Winsor McCay.



Hoje, completando 107 anos desta tira, o Google presenteia seus usuários apresentando a animação "Little Nemo in Google-Land", baseada na obra de McCay. Importante lembrar, que ele foi um dos primeiros a utilizar as técnicas de animação, tipo de trabalho que influenciou outro mestre do ramo, Walt Disney. Foi justo por ser um dos precursores da animação que se destacou e passou a ser considerado um dos mais importantes profissionais desta área.

Nascido em 26 de setembro de 1867, McCay destacou-se como cartunista, porém, se lançou em outros desafios, como a animação. Seu aclamado trabalho,  “Gertie the Dinosaur” marcou a époco e foi considerado uma das mais importantes animações já feitas. McCay faleceu aos 66 anos.

Conheça mais um pouco os trabalhos de McCay:

Little Nemo in Slumberland - 1911.



Gertie the Dinosaur - 1914



Little Nemo in Slumberland - produção Japonesa de 1989, de Masami Hata baseada na obra de McCay.


As silhuetas de David A. Reeves

Como algo tão simples pode ter um resultado tão grandioso? As silhuetas criadas pelo fotógrafo e designer David A. Reeves são verdadeiras obras de arte e dispensam comentários.

Delicie-se!





Veja mais trabalhos de Reeves em matéria publicada no Zupi, de onde foram retiradas estas imagens.

Clique aqui e confira!

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre Reeves!

Sim ou Não

Recebemos este texto cuja autoria é atribui à escritora Martha Medeiros.



Você consegue um bom emprego na hora que bem entender?
Você descola um amor do dia pra noite?
Se entrar num banco, sai de lá com um empréstimo sem burocracia?
Se você respondeu sim para todas estas perguntas, parabéns!
E fique atento para o horário da partida do seu disco voador, pois a qualquer momento você terá que voltar para o seu planeta.
Entre nós, terrestres, o sim é uma resposta rara.
Na maioria das vezes,
NÃO há vagas,
NÃO querem editar nossos poemas,
NÃO temos fiador e o guarda de trânsito NÃO foi com sua cara e vai multa-lo, sim, senhor.
NÃO está fácil pra ninguém.
Ao contrário do que possa parecer, esta não é uma visão pessimista da vida.
As coisas são assim, dão certo e dão errado.
Pessimismo é acreditar que ouvir um NÃO seja uma barreira para realizar nossos planos.
Tem gente que fica paralisado diante de um NÃO.
Nunca mais vai a luta.
Já o otimista resmunga um pouco e em seguida respira fundo e segue em frente.
Quando eu tinha 17 anos, mandei uns versos para um concurso de poesia.
Não ganhei nem menção honrosa.
Daí entreguei meus versos para o Mario Quintana avaliar.
Ele não respondeu.
Neste meio tempo eu estava apaixonada por um cara que ignorava minha existência.
Quando eu não estava pensando nele, fazia planos de morar sozinha, mas meu estágio não era remunerado.
Aí quis viajar para a Europa, mas não consegui entrar num programa de intercâmbio.
Surpreendentemente, não me passou pela cabeça a idéia de me atirar embaixo de um caminhão.
Hoje tenho nove livros publicados (cinco deles de poesia), sou casada com o homem que amo, tenho a profissão dos sonhos e viajo uma vez por ano, e tudo isso sem ganhar na megasena, sem cirurgia plástica, sem pistolão ou pacto com o demônio.
O segredo:
Cada NÃO que eu recebi na vida entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
Não os colecionei.
Não foram supervalorizados.
Esperei, sem pressa, a hora do SIM.
O NÃO é tão freqüente que chega a ser banal.
O NÃO é inútil, serve só para fragilizar nossa auto-estima.
Já o SIM é transformador.
O SIM muda a sua vida.
SIM, aceito casar com você.
SIM, você foi selecionado.
SIM, vamos patrocinar sua peça...
Quando não há o que detenha você, as coisas começam a acontecer, SIM


Martha Medeiros

100 Grandes Obras Literárias Gratuitas para Download

 Bons livros são sempre bem vindos, a questão é que constantemente encontramos relações de livros recomendados para leitura mas não encontramos as obras. Para quem está cansado de procurar alguns dos mais importantes títulos mundiais, o blog Canal do Ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/)  dá uma forcinha. Linkando com o site, Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br/), que possui em seu arquivo grandes obras literárias em PDF, eles publicaram no mês de março uma relação de 100 importantes obras de grandes nomes das letras no mundo.

 Através do endereço canaldoensino.com.br/blog/100-livros-classicos-para-download é possível conferir a lista e baixar com facilidade os títulos escolhidos. O blog indica ainda videoaulas sobre os mais diversos temas e cursos gratuitos online.

 Corre lá e monta sua estante!

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulga Nota Pública sobre caso de preconceito em Pernambuco.


 Após confusão criada por um instituto formado por um grupo religioso de Recife, (não vamos citar o nome para não dar publicidade gratuita aos mesmos), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulga sua Nota Pública.

A nota termina com um: "A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos está solicitando ao Ministério Público Federal que verifique a situação e tome as providências necessárias para imediata retirada dessa peça de circulação".

Diversas organizações, empresas e personalidades se mobilizaram contra a campanha e, por fim, a SDH foi acionada. Tudo aconteceu após um dos jornais mais populares don estado do Pernambuco divulgar uma campanha publicitária do tal instituto que se chama "Pernambuco não te quer" em que se igualava homossecualismo (SIC) a pedofilia e prostituição.

Leia na integra através do link:

http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/09/04-set-12-nota-publica-de-repudio-a-campanha-intitulada-201cpernambuco-nao-te-quer201d

O Nordeste do Brasil através de uma janela


O NORDESTE DO BRASIL ATRAVÉS DE UMA JANELA



Mulher, mãe, amante... São só alguns personagens interpretados pela cantora Amelinha nesse album que nos remete a uma curiosa viagem pelo sertão nordestino

Escutar "Janelas do Brasil" (2011, Jóia Moderna) da cantora cearense Amelinha, é como uma viagem pelas paisagens do nordeste brasileiro. É como caminhar pelo solo árido do sertão ao mesmo tempo em que se alegra pela caminhada e o vislumbrar de novas possibilidades. E que também sofre com as várias nuances de um amor que dói. Talvez seja esse o sentimento da cantora sobre o nordeste em que ela tanto se inspira: amor; um amor tão forte que chega a doer.

Dino Barioni colabora neste contar com o toque incrível de sua viola acompanhando a voz docemente dura de Amelinha. Digo docemente dura por ela conseguir ser firme em sua interpretação, como uma verdadeira contadora de histórias típica dessa região do Brasil, mesmo trazendo uma voz doce de quem ama feito mãe. Dino também é diretor e arranjador desse album marcante e de beleza raríssima.

Em "Janelas do Brasil", Amelinha parece contar a história de um nordestino que busca o encontro com sua felicidade. E para ajudar Amelinha a contar essa história tão especial - e que nos faz segui-la até o fim - a cantora contou com canções de vários nomes da música de diferentes partes do país, como por exmplo Marcelo Jeneci, Belchior, Zeca Baleiro, Fagner, Almir Sater, Alceu Valença (Quando Fugias de Mim), Geraldo Espínola, Maria Medalha e o grande mestre da música brasileira, Vinícius de Moraes. Mesmo com tantas "origens" a história é contada com maestria.

Essa trajetória começa com um tom de amanhecer em "Galos, Noites e Quintais" (Belchior), quando nosso personagem se mostra totalmente a par de sua condição, porém, pronto para começar sua revolução pessoal. Ele caminha e sofre com a ajuda de Zeca Baleiro (O Silêncio) e de Fagner e Abel Silva (Asa Partida). A mudança de olhar de nosso personagem acontece com a interpretação majestosa de Amelinha para "Felicidade" de Jeneci. Nesse momento dá pra levantar e dançar mesmo sozinho.


"Terral" de Ednard, sem dúvida é uma das melhores, a intérprete emociona. "Quando Fugias de Mim" quebra um pouco o clima duro do sertão e põe para dançar os ouvintes "do contador". "Algum Lugar" nos traz de volta ao caminhar pelo chão rachado do sertão em busca do mar. Ou seria de um seco homem em busca do amar? Dino, em seu dedilhar rápido abre "É Necessário", que apesar de aparentemente alegre, nos toca pela melancolia de um possível amor que, sensualmente se materializa aos poucos.

Não podemos deixar de destacar também "Ponta do Seixas" que parece contar uma nova fase das histórias do nordeste, quando parece que a realidade de dificuldade parece iniciar uma transformação. A voz de Amelinha muda, a música traz um balanço a mais, pouco visto nas demais canções. Lembra bem a agradável chegada à beira de um rio ou de uma praia.

A voz sofrida volta em "Olhos Profundos", porém num momento mais maduro da trajetória e, seguida por "Pra Seguir um Violeiro", que fecha o album como se fosse a deixa para contar uma nova fase dessa história.

Ministério da Saúde e o Truque da Galinha Morta

Video da campanha contra HIV para o Carnaval 2012 produzido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais é retirado de circulação a pedido do próprio Ministério da Saúde

E mais uma vez o Governo Federal gera polêmica em torno de material em prol das pessoas LGBT. Desta vez, não é com o Ministério da Educação, mas com o Ministério da Saúde. Tudo isso porque o Ministério retirou do ar, misteriosamente, um video da campanha em combate ao vírus HIV, para o Carnaval 2012, produzido pelo próprio Ministério através do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

No video, um rapaz recebe um bilhetinho de outro jovem. Depois de alguns carinhos, surge o ponto principal da campanha: "Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha".
Não tem nada de obceno no vídeo e muito menos que degrina a família brasileira. A militancia LGBT brasileira encara esta ação como censura.

Assista o video:



Quando procurado, (07/02/2012) o Ministério comunicou que "A campanha de aids está passando por ajustes técnicos, os filmes estão sendo legendados para proporcionar acessibilidade para os deficientes visuais. Em breve, a campanha será lançada em rede nacional de televisão".

O engraçado é que, dias depois, foi anunciado pela assessoria do Ministério que "O vídeo não foi vetado, já estava no planejamento que ele iria para ambientes fechados. Acabou indo para o site do Departamento de AIDS por equívoco". Será?

Contra Homofobia

Mas como nem só de galinhas mortas se faz uma polêmica, alguns governos estaduais, como o do Rio de Janeiro, lançam suas campanhas contra o HIV. Porém, no caso do Rio de Janeiro, o Governo foi mais longe. Eles lançaram uma campanha contra homofobia para 2012 através do programa Rio Sem Homofobia, e acertaram em cheio. São quatro cartazes diferentes um estampando um homem, outro, uma travesti, em outro, uma mulher e outro com os três personagens juntos. Os cartazes carregam a inscrição: "Por trás da fantasia, todo mundo é igual".




Fica o recado ao Governo Federal, para que aprenda como é que se trata as pessoas, com DIGNIDADE!

Seguem abaixo dois links de matérias produzidas pelo portal MixBrasil sobre o assunto.

http://mixbrasil.uol.com.br/pride/politica/pressao-faz-ministerio-da-saude-retirar-do-ar-campanha-sobre-camisinha-para-gays-do-carnaval.html

http://mixbrasil.uol.com.br/pride/politica/ministerio-da-saude-censura-campanha-gay-diz-militancia.html

GENES CRUÉIS: Misturas impossíveis

Crédito da imagem: Zé Ricardo Oliveira

TED ESTÚPIDO: Greve é só boato

Crédito Imagem: Zé Ricardo Oliveira

Capa do novo álbum da cantora Madonna é divulgada

Mas não é a capa do novo álbum da Madonna???

Senhoras e senhores, com vcs, MDNA.

Ted Estúpido e a crise dos direitos autorais nos EUA

Crédito/ Direitos de imagem: Zé Ricardo Oliveira

Baianos do Jammil encerram projeto Verão Coca-Cola em Salvador

No próximo domingo, dia 29/01, encerra-se a etapa soteropolitana do Verão Coca-Cola/ 2012. Uma série de atividades esportivas e culturais movimentou as praias da cidade nos últimos finais de semana e não será diferente neste último dia. O show de encerramento do projeto será de ninguém menos que a banda baiana Jammil. O humorista Renato Piaba também foi escalado e sobe ao palco montado na praia de Armação.

O portal de notícias iBahia divulgou programação do último dia (Veja clicando aqui) que terá início por volta das 8h da manhã.

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.
Acesse: http://www.ibahia.com/veraococacola/

Matéria sobre campanha contra desvio de conduta policial

Sei que nosso objetivo aqui é falar sobre cultura. Mas essa matéria de Vera Araújo publicada no jornal O Globo do dia 07/01/2012 precisa ser compartilhada. Como não podemos reproduzir o texto, segue um trecho do texto extraído do site do jornal carioca e o link para leitura da matéria na íntegra.

PM espalha cartazes para combater desvios de conduta de policiais

RIO - A imagem é forte: um policial militar preso, com as mãos para trás e algemadas. Do outro lado das grades, a família assiste à cena de cabeça baixa. A Polícia Militar começou na sexta-feira a espalhar cartazes pelos 39 quartéis da corporação do estado, com essa foto e a pergunta: "Você quer ser herói ou vergonha de sua família?". Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, a finalidade da mensagem é justamente mexer com os brios dos PMs.
— Eu pedi o apoio da Assinap (Associação dos Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros), com o objetivo de ajudar a transformar a mentalidade de policiais que tenham a tendência de se envolver em desvios de conduta. Esta é uma campanha educativa e principalmente de prevenção. É uma imagem forte, mas é necessário mostrá-la — disse o comandante.

Leia aqui a matéria completa no site de O Globo.

Marcelo Serrado, o equivocado

Por Alexandre Vidal Porto


Na década de 1920, a cidade de Berlim conheceu um dos períodos mais tolerantes da história em relação à homossexualidade.
Casais do mesmo sexo eram tratados com respeito, e a cultura homossexual era aceita sem constrangimentos. Essa situação propícia se manteve até a emergência de Adolf Hitler, que mandou dezenas de milhares de homossexuais para campos de extermínio, todos com um triângulo rosa no peito.

No Brasil, ocorre situação análoga. Lentamente, a conquista pela igualdade de tratamento para os homossexuais avança. Mas a luta é inglória. Quando se pensa que os avanços estão consolidados, surge um Silas Malafaia, um Jair Bolsonaro ou um Ives Gandra Martins para lembrar que a questão está longe de ser resolvida.

O último nessa linhagem de homofóbicos é o ator Marcelo Serrado, que interpreta o personagem homossexual Crô, na novela “Fina Estampa”. Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, publicada na edição do último domingo deste jornal (“Arrasa, bii!”), Serrado expôs seu preconceito abertamente ao declarar que não gostaria de que a sua filha de sete anos visse um beijo gay na televisão.
Em sua conta no Twitter, o ator negou que fosse preconceituoso. Como se não querer que uma criança assista a um beijo gay nada tivesse de discriminatório. Exatamente como a senhora que diz que não é racista, mas que preferiria que a filha não se casasse com um negro.

A maneira como Serrado educa a sua filha é problema dele. Não se condena o teor de suas declarações preconceituosas, porque a homofobia ainda não é crime no Brasil.

O condenável em sua atitude é a negação do óbvio. Ele tem o direito de educar a sua filha como quiser, mas não pode enganar a população tentando descaracterizar a natureza do seu preconceito. Ou seja, Serrado é um homofóbico no armário. Precisa sair dele.

Serrado terá alcançado o auge da sua fama às custas da ridicularização dos homossexuais. Para ele, explorar a homofobia da sociedade brasileira deu certo. Para a Rede Globo, também, porque os índices de audiência da novela são altos. É triste, porém, que uma emissora de televisão preste tal desserviço à consolidação da cidadania.

A imagem desrespeitosa que a televisão brasileira difunde dos homossexuais pode dar lucro às emissoras e aos atores. No entanto, causa prejuízo ao Brasil como um todo, porque solapa os esforços do governo e da sociedade no combate ao ódio e à intolerância.
A caricatura homossexual que Aguinaldo Silva compôs e que Marcelo Serrado se presta a interpretar, por exemplo, levará anos para ser desmantelada no imaginário da nação. Produzirá discriminação e gerará violência.

Em defesa da novela, poder-se-ia falar em liberdade de criação artística. No ataque, porém, é necessário recordar a noção de responsabilidade social, que as redes de televisão têm o dever de preservar.

Homossexuais caricatos sempre existiram. Não temos de negá-los. Pergunto-me, no entanto, em que novela ou reality show estarão os homossexuais comuns, que têm relações estáveis, acordam cedo para ir trabalhar e levam uma vida convencional. Eles também existem. São muitos. Pagam impostos e exigem respeito.

Ah, e beijam-se também, Marcelo Serrado, como qualquer ser humano normal. Querer ocultar esse fato de sua filha ou de quem quer que seja constitui homofobia, quer você queira, quer não.

Alexandre Vidal Porto, 46, mestre em direito pela Universidade Harvard, é diplomata e escritor
Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 13/01/2012

Gaby Amarantos "chega pra abalar"

Gaby Amarantos em foto de Vinícius Pereira
Cantora paraense destaque na cena musical do ano passado é promessa também para 2012

"Saia vermelha camisa preta, chegou pra abalar!"

Nem é assim, com esse luck básico, que Gaby Amarantos chega a nossas vistas. O visual referido de saia e camisa é de Xirley Marques, personagem incorporada por Gaby em seu hit "Xirley". A música faz parte do álbum da cantora a ser lançado ainda em 2012. E seu visual tecnologicamente sensual não chama mais atenção que o talento da cantora. Gaby Amarantos invadiu com seu tecnobrega os principais programas de TV do Brasil, espalhou seu som por rádios de todo o país, e coloriu os jornais brasileiros, chegando a ser igualada, por seus talentos vocais e capacidade de entreter a nomes como Beyoncé e Ivete Sangalo. Aliás, Gaby já vive sob o título de "Beyoncè do Pará".

Destaque constante nas páginas de jornais de todo o país, mas especialmente no sudeste, a cantora vai conquistando seu espaço. No último dia 11 de janeiro, Gaby teve seu álbum de estréia apontado como um dos mais esperados para este ano pelo jornal Folha de São Paulo. A matéria revela alguns detalhes do empreendimento como gravação ao da banda vivo e participação de Fernanda Takai (Patu Fu). Segundo texto de Thales de Menezes e Marcus Preto, o álbum de Gaby "embala o som da periferia paraense com papel e laço de fita para ouvidos urbanos". Depois disso, o negócio agora é aguardar e ver Amarantos "chegar pra abalar".

Conheça mais sobre Gaby:

Visite o site oficial da estrela da música paraense em: http://gabyamarantos.com/ - no site dá pra baixar o sucesso "Xirley" e outros hits da cantora.

Confira aqui a apresentação de Gaby com as bandas Garotas Suecas e Banda Uó no VMB 2011.

Postagens e Megashows de 2012

Adele - Foto: Divulgação

NÃO! O blog não foi abandonado! Gostariamos de pedir desculpas pelo sumiço temporário e avisar que estamos de volta com todo o gás! Aliás, FELIZ ANO NOVO!!!
2011 vai deixar saudades, mas 2012 promete ser muito melhor - pelo menos é o que desejamos!

Nesse primeiro post do ano, em referência aos grandes shows internacionais que rolaram em território nacional, gostaríamos de trazer uma lista publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, no dia 29/12/2011, com os possíveis shows a serem realizados em terras brasileiras neste novo ano.

Confira!

Abril - Foo Fighters e Arctic Monkeys
Maio - Noel Gallangher (Oasis)
Junho - Adele
Setembro - The Vaccines
Novembro - Jay-Z
Entre julho e setembro - Lady Gaga
Segundo semestre - Arcade Fire

Fora a lista de FSP, comenta-se ainda a volta da cantora Madonna ao Brasil prevista para o segundo semestre de 2012.
Será mesmo que rola isso tudo? Tomara que apareçam ainda mais shows. Falta apenas que os produtores percebam que Brasil não é somente Rio, São Paulo e Florianópolis.